O que está buscando?

Uma Escola Inclusiva e Equitativa

A Rede SESI-SP de ensino está amparada na concepção de educação inclusiva, que tem como objetivo promover a inclusão escolar de todos os estudantes, independentemente de suas condições física, emocional, cognitiva ou de vulnerabilidade social. 

Com base na concepção de equidade, o SESI-SP garante a participação efetiva dos estudantes nas atividades e espaços escolares, buscando estratégias universais e meios diferenciados ou específicos de acesso ao currículo. 

As ações escolares são desenvolvidas considerando e respeitando as particularidades e potencialidades dos estudantes, de modo a romper com a barreiras de participação, a fim de promover a garantia de aprendizagem e o desenvolvimento integral.

 

 

imagem Karim Kahn/SESI-SP

 

Serviço Educacional Especializado 

Na rede SESI-SP de ensino, considera-se serviço educacional especializado o trabalho realizado por profissionais que colaboram na aprendizagem, autonomia e desenvolvimento integral de estudantes que apresentam necessidades específicas.

Como serviços de apoio, contamos com a atuação dos seguintes profissionais:

 

  • Professor Facilitador da Educação Inclusiva: profissional responsável, de forma colaborativa com o professor titular, pelo processo de ensino e aprendizagem dos estudantes com necessidades educacionais específicas e estudantes elegíveis aos serviços da Educação Especial (estudantes com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades), em uma perspectiva do ensino colaborativo.  

 

  • Estagiário Facilitador da Educação Inclusiva: atua cooperando com o professor, por meio de estratégias e procedimentos didáticos-metodológicos junto aos estudantes elegíveis aos serviços da Educação Especial que apresentam necessidades educacionais específicas. 

 

  • Cuidador Escolar: profissional direcionado para apoio nas atividades de vida diária de estudantes elegíveis aos serviços da Educação Especial, visando o desenvolvimento da autonomia e autocuidado dos estudantes que necessitarem. 

 

  • Professor de Educação Personalizada para Surdos: este professor tem a responsabilidade de planejar aulas em conjunto com o professor titular, traduzir aulas e realizar intervenções didático pedagógicas necessárias para a promoção da aprendizagem, acessibilidade e participação de estudantes surdos, surdo-cegos, com deficiência auditiva sinalizante, surdos com altas habilidades ou superdotação ou com outras deficiências associadas. 

 

 

imagem Karim Kahn/SESI-SP

 

Recurso de Tecnologia Assistiva 

A tecnologia assistiva desempenha um papel crucial na criação de um ambiente educacional mais inclusivo e equitativo para estudantes com necessidades educacionais específicas.

Contamos com produtos, metodologias, estratégias, recursos e práticas que promovem a acessibilidade, participação, funcionalidade e autonomia de estudantes, que permitem que esses estudantes acessem o currículo de maneira mais eficaz e participem plenamente das atividades escolares.

Além disso, a implementação de tecnologias assistivas promove a autonomia e a confiança dos estudantes, facilitando a personalização do ensino de acordo com suas necessidades individuais. 

O SESI-SP também contribui, por meio de materiais educativos e formação continuada, para o aprimoramento e a atualização da equipe docente, mediante sua concepção de educação inclusiva.

 

Para mais informações, entre em contato: 
Telefone: (11) 3146-7320 
E-mail:  saudeeinclusãoescolar@sesisp.org.br

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