O que está buscando?

Sesi-SP inaugura primeiro Espaço Maker para comunidade em Diadema

Este é o primeiro a funcionar fora de uma unidade escolar do Sesi na região do Grande ABC

 Por: Comunicação Regional
04/07/202410:35- atualizado às 13:17 em 04/07/2024

Diadema acaba de receber do Sesi-SP o primeiro Espaço Maker fora das unidades escolares na região do Grande ABC. A inauguração aconteceu no último dia 28 de junho. A iniciativa foi viabilizada por meio de uma parceria com a Prefeitura do município, que já de longa data, abraçou diversos programas nas áreas de esporte, cultura e educação.

O laboratório é de fabricação digital para práticas pedagógicas com foco na cultura Maker e em metodologias ativas. Propicia que os estudantes materializem suas ideias, desenvolvam a criatividade e o espírito colaborativo. O espaço conta com máquinas, equipamentos e recursos de mais alto nível para desenvolvimento e prototipação de projetos, visa ampliar as experiências de aprendizagem multidisciplinares e interdisciplinares. Além disso, o time de especialistas do Sesi-SP atuou na formação de docentes que vão ministrar as aulas e oficinas.

“É um lugar de aprendizado, onde os estudantes podem materializar conhecimento e estudar de maneira muito mais efetiva”, afirmou o gerente executivo de educação do Sesi-SP, Roberto Xavier. O Espaço Maker foi implantado junto ao Centro de Formação Carlos Kopcak e irá atender, inicialmente, alunos dos 4º e 5º anos da rede municipal, dentro do programa ‘Mais Educação’. “Nós estamos muito felizes com essa parceria. Diadema ganha um espaço de articulação, que recebe juventude, recebe as crianças de educação integral do município, numa proposta de inclusão e de desenvolvimento pessoal e profissional”, destacou a secretária de educação do município, Ana Lúcia Sanches.

Outra parceria na área de educação

Neste ano, o município aderiu a um dos conjuntos de soluções educacionais do Sesi-SP, o Programa Alfabetização Responsável (PAR). Esse projeto visa apoiar as escolas no processo de desenvolvimento da escrita e da leitura das crianças, para que ocorra na fase adequada, ou seja, até o final do 2º ano do Ensino Fundamental.

O programa oferece, gratuitamente, formação e recursos pedagógicos aos professores e gestores das redes municipais de ensino do estado de São Paulo, para a atuação em sala de aula.

“O Sesi-SP está presente em programas educacionais de 427 municípios do Estado de São Paulo, agregando valores e promovendo a crença de que a educação é transformadora”, declarou o gerente de educação.

Leia também