Programa Atleta do Futuro - Karatê, Natação e Rugby

As aulas estão suspensas por tempo indeterminado. Quando retornarmos as atividades, divulgaremos as informações sobre as matrícula. Aguarde!

O programa Atleta do Futuro, com mais de 25 anos de história, promove formação e cultura esportiva. Tudo oferecido gratuitamente para crianças e jovens de 6 a 17 anos. A proposta é contribuir para a garantia do direito de acesso ao esporte de qualidade a partir da metodologia elaborada pelo SESI-SP, que alinha o esporte ao desenvolvimento integral dos participantes. Ao promover formação esportiva, o SESI-SP permite que os alunos e alunas aprendam diferentes modalidades esportivas, com conteúdo e estratégias adequadas para cada faixa etária. Ao difundir a cultura esportiva, a instituição permite que o aluno desenvolva uma relação na qual o esporte faça parte de sua vida, seja como praticante, espectador ou profissional.

PAF - RUGBY (CAT - TT)
Turma Idade Ano Nasc Dia Horário Professor Vagas
IPD 9 - 10 Anos 2010, 2011 SEG/QUA 9h - 10h ONG 26
E1 11 - 12 Anos 2008, 2009 SEG/QUA 10h00 - 11h30 ONG 27
E2 13 - 14  Anos 2006, 2007 SEG/QUA 15h30 - 17h00 ONG 21
E3 15 - 17 anos 2003, 2004, 2005 SEG/QUA 14h00 - 15h30 ONG 28

 

PAF - KARATÊ (CAT)
Turma Idade Ano Nasc Dia Horário Professor Vagas
MULTI 6 - 8 Anos 2012, 2013, 2014 TER/QUI 17h00 - 18h00 Daniel Nozawa 0
IPD 9 - 10 Anos 2010, 2011 TER/QUI 18h00 -19h00 Daniel Nozawa 14
E1 11 - 12 Anos 2008, 2009 TER/QUI 19h00 - 20h00 Daniel Nozawa 17

 

PAF - NATAÇÃO (CAT)
Atenção: o nível 1 é para o aluno que não sabe nadar e os níveis 2, 3 e Aperfeiçoamento quem já pratica ou já praticou natação.
Nível Turma Idade Dia Horário Professor Vagas
1 1  6 - 12 (2008 - 2014) TER/QUI 8h30 - 9h15 Amanda 0
1 2  6 - 12 (2008 - 2014) TER/QUI 09h15 - 10h00 Amanda 0
1 3  6 - 12 (2008 - 2014) TER/QUI 10h45 - 11h30 Amanda 0
1 4  6 - 12 (2008 - 2014) TER/QUI 14h00 - 14h45 Amanda 0
1 5  6 - 12 (2008 - 2014) TER/QUI 14h45 - 15h30 Amanda 0
1 6  6 - 12 (2008 - 2014) TER/QUI 15h30 - 16h15 Amanda 0
1 7  6 - 12 (2008 - 2014) TER/QUI 16h15 - 17h00  Amanda 0
1 8  6 - 12 (2008 - 2014) TER/QUI 17h45 - 18h30 Amanda 0
1 9  6 - 12 (2008 - 2014) TER/QUI 09h15 - 10h00 Manoel 0
1 10  6 - 12 (2008 - 2014) TER/QUI 10h45 - 11h30 Manoel 0
1 11  6 - 12 (2008 - 2014) TER/QUI 17h45 - 18h30 Manoel 0
1 12  6 - 12 (2008 - 2014) QUA/SEX 09h15 - 10h00 Manoel 0
1 13  6 - 12 (2008 - 2014) QUA/SEX 14h45 - 15h30 Manoel 0
1 14  6 - 12 (2008 - 2014) QUA/SEX 17h45 - 18h30 Manoel 0
2 1  6 - 12 (2008 - 2014) TER/QUI 10h00 - 10h45 Amanda 5
2 2  6 - 12 (2008 - 2014) TER/QUI 17h00 - 17h45 Amanda 6
2 3  6 - 12 (2008 - 2014) TER/QUI 8h30 - 09h15 Manoel 6
2 4  6 - 12 (2008 - 2014) TER/QUI 10h00 - 10h45 Manoel 0
2 5  6 - 12 (2008 - 2014) TER/QUI 14h00 - 14h45 Manoel 0
2 6  6 - 12 (2008 - 2014) TER/QUI 14h45 - 15h30 Manoel 3
2 7  6 - 12 (2008 - 2014) TER/QUI 15h30 - 16h15 Manoel 6
2 8  6 - 12 (2008 - 2014) TER/QUI 16h15 - 17h00  Manoel 3
2 9  6 - 12 (2008 - 2014) TER/QUI 17h00 - 17h45 Manoel 0
2 10  6 - 12 (2008 - 2014) QUA/SEX 08h30 - 09h15 Manoel 5
2 11  6 - 12 (2008 - 2014) QUA/SEX 17h00 - 17h45 Manoel 1
3 1  6 - 12 (2008 - 2014) QUA/SEX 10h00 - 10h45 Manoel 1
3 2  6 - 12 (2008 - 2014) QUA/SEX 15h30 - 16h15 Manoel 5
Ap 1 13 - 17 (2003 - 2007) QUA/SEX 10h45 - 11h30 Manoel 13
Ap 2 13 - 17 (2003 - 2007) QUA/SEX 14h00 - 14h45 Manoel 0
Ap 3 13 - 17 (2003 - 2007) QUA/SEX 16h15 - 17h00  Manoel 0


  • Aulas e eventos: planejadas com conteúdo esportivo adequado a cada faixa etária e às diferentes modalidades esportivas oferecidas.
  • Marcadores Sociais no Esporte: Durante as aulas, são abordados aspectos ou questões que marcam as diferenças no cotidiano dos membros de cada turma. Temas como a variação de habilidades motoras, gênero, raça, realidade socioeconômica, altura, etnia e peso podem surgir espontaneamente durante as aulas e discussões. Caberá ao professor realizar essa mediação, para que o aluno aprenda a conviver com a diferença sem o preconceito.
  • Participação da família: As famílias também são envolvidas no programa por meio de reuniões, eventos e na avaliação do aluno.

 

Público: a partir de 6 a 17 anos

  • Estudantes e usuários do SESI
  • Filhos de beneficiários das indústrias
  • Comunidade em geral

Por meio de atividades lúdicas, as crianças começam a desenvolver habilidades motoras fundamentais e capacidades coordenativas bem como despertam o prazer pela prática esportiva.

Começam a ser iniciados os conceitos e fundamentos básicos de diversas modalidades esportivas, com o desenvolvimento de atividades e jogos adaptados e pré-desportivos.

Iniciação específica em uma modalidade esportiva, abordando seus princípios e fundamentos básicos.

Aprofundamento técnico, tático e nas regras da modalidade específica.

Aprofundamento técnico, tático e nas regras da modalidade específica.

 

LINHA DO TEMPO

Foi estruturado um novo “marco lógico” do programa, ressaltando a Formação e a Cultura Esportiva, com um novo Sistema de Avaliação que reforça a participação da família, seguindo o que há de mais moderno e inovador em programas com viés social. Houve a implantação do sistema de dados e gestão do programa em ambiente online, com ações técnicas e administrativas ao alcance de todos.

Novas parcerias com prefeituras e com empresas contribuem para a expansão do programa.

Ampliação de parcerias no Estado de São Paulo. Em âmbito nacional, prosseguimento da divulgação do conhecimento adquirido com a consolidação do programa em São Paulo e entrega de cadernos didáticos desenvolvidos pelo Sesi-SP para auxiliar as práticas.

Processo de disseminação do programa para o Sesi dos demais estados do Brasil. Três mil professores de todo o país são capacitados para desenvolver a metodologia.

Período de remodelação da metodologia sob a orientação de profissionais da Unesp. Nome muda para “Programa Sesi Atleta do Futuro”.

Iniciativa pioneira tem início no Sesi-SP. Na época, com o nome de “Projeto Atleta do ano 2000”, a partir de parceria com Unicamp. Em 1996, iniciou as parcerias com prefeituras, empresas e associações, que passa a se chamar “Projeto Atleta do Futuro”.

 

Leia também