O que está buscando?

SENAI de Diadema abre as portas ao público nesta sexta-feira (27/10)

Projeto Sexta no Senai convida a comunidade para conhecer os modernos ambientes de ensino da escola, que se destaca como referência na formação profissionalizante de surdos e também revelou um medalhista de ouro no maior torneio de profissões do mundo. Visitação à escola será realizada das 14h30 às 17 horas.

 Por: Alex de Souza, Agência Indusnet FIESP
25/10/201716:49- atualizado às 16:49 em 25/10/2017

A população de Diadema terá uma tarde diferente nesta sexta-feira (27/10), das 14h30 às 17 horas, quando conhecerá os modernos ambientes de ensino da Escola Senai Manuel Garcia Filho. Participa do evento o presidente da Fiesp e do Senai-SP, Paulo Skaf, que apresentará os investimentos realizados na unidade nos últimos anos.

Quem visitar a escola poderá ver de perto áreas que retratam o dia a dia na indústria. A unidade do Senai-SP tem 20 salas de aula e 16 laboratórios: Auto CAD, Controles Lógicos Programáveis – CLP, Pneumática, Hidráulica, CNC / CAM, Manutenção, Projetos, Ensaios Metalográficos, Robótica, Redes Industriais, Comandos Elétricos, Automação Predial, dois de Informática e dois de Metrologia.

O visitante também poderá conversar com alunos e professores do Senai-SP para trocar informações sobre o perfil dos profissionais mais requisitados pelo mercado, além de receber orientação profissional gratuita.

Escola inclusiva – Desde 2002, a Escola Senai Manuel Garcia Filho desenvolve importante atendimento a alunos surdos de toda a Grande São Paulo. A formação profissionalizante para esse público ocorre de formas distintas, sendo uma delas o Curso de Aprendizagem Industrial nas áreas de Mecânica, Metalurgia, eletroeletrônica e Gestão.

Também se dá por meio de cursos de Formação Inicial e Continuada, em diversas áreas tecnológicas, e formação de nível técnico, com o curso técnico de Eletromecânica. Outra ação inclusiva ocorre com o Novo Telecurso – Ensino Médio, ou seja, Educação de Jovens e Adultos, que tem por objetivo aumentar a escolaridade em nível Médio. A escola mantém projetos especiais com a Scania e com a Mercedes-Benz.

No final do ano passado, após a conclusão do curso de Soldador e Almoxarife, 22 alunos surdos foram contratados como funcionários efetivos da Mercedes-Benz do Brasil, cumprindo assim a missão de inserir o deficiente no mercado de trabalho.

A Escola já conquistou prêmios no Inova Senai, espécie de concurso que reúne trabalhos inovadores, com a participação somente de alunos surdos. Em 2013 obteve o primeiro lugar com o projeto de Responsabilidade Social intitulado Glossários de Libras/Português. Também conquistou o primeiro lugar na Fase Estadual da Olimpíada do Conhecimento de 2011, na modalidade Desenho Técnico Mecânico – PCDs. E em 2012, na São Paulo Skills, teve o primeiro competidor com deficiência auditiva disputando as mesmas provas que os alunos ouvintes.

Ouro na WorldSkills – Além dos prêmios conquistados por alunos surdos, o Senai de Diadema também fez bonito na penúltima edição da WorldSkills Competition, o maior torneio de profissões do mundo. A competição, disputada em 2015, em São Paulo, teve no lugar mais alto do pódio o aluno Daniel de Oliveira Gomes, na modalidade Caldeiraria.

Sobre o Senai de Diadema – A unidade oferece ensino profissionalizante em nível técnico para os cursos de Mecânica, Eletromecânica e Eletroeletrônica. Também oferece formação nas modalidades de Aprendizagem Industrial para os cursos de Mecânico de Usinagem, Caldeiraria, Eletricista de Manutenção, Eletroeletrônica, Ferramenteiro de Corte, Dobra e Repuxo,             Almoxarife, Assistente Administrativo e Soldador.

E na modalidade de Formação Inicial e Continuada a unidade oferece cursos em diversas áreas tecnológicas da indústria, tais como: Metalmecânica, Manutenção Mecânica, Eletroeletrônica, Automotiva – Eletricidade, Metalurgia, Gestão, Comunicação, Qualidade, Logística, Tecnologia da Informação e Vestuário.

Em 2016 a escola realizou 8.118 matrículas em todas as modalidades de ensino profissionalizante disponíveis.

 

Serviço: Sexta no Senai

Data: 27/10/2017, das 14h30 às 17 horas

Local: Rua Guatemala, 19. Jd. Canhema – Diadema-SP  

Leia também