Em sintonia com os debates da COP30, jovens demonstram como atitudes simples podem transformar a relação com o meio ambiente
Por: Amanda Costa - Comunicação Regional Sesi-SP
19/11/202510:00- atualizado às 10:25 em 19/11/2025
Enquanto líderes de todo o mundo se reúnem no Brasil para a COP30, em busca de acordos e soluções urgentes para a crise climática, os estudantes do Sesi Diadema mostram que a transformação ambiental também nasce nos pequenos gestos no dia a dia.
A 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que acontece em Belém (PA) desde o dia 10 e se encerra em 21 de novembro, aborda temas como redução de emissões de gases de efeito estufa, energia limpa e proteção da biodiversidade, além de reforçar que as mudanças globais dependem do engajamento da sociedade, especialmente das novas gerações.
Influencers da sustentabilidade do Sesi Diadema
Na escola Sesi Diadema são os próprios estudantes que planejam, organizam e movem iniciativas de cuidado com o meio ambiente, criando uma rede de consciência e participação coletiva. Este ano, o programa Influencers da rede, ganhou a temática da Sustentabilidade, incentivada pelos professores de geografia Douglas Arruda Rodrigues e de biologia Caio Cesar Silva Viana. Para o professor Caio, esse movimento começa dentro da sala de aula e ganha corpo na vivência diária.
“Nas aulas exploramos a relação entre meio ambiente, ecossistemas e atitudes que reduzem impactos ambientais. O programa ajuda os estudantes a colocarem isso em prática no cotidiano e a refletir qual é o papel deles na sociedade e com o meio ambiente”, explica.
O programa Influencers da Sustentabilidade fortalece a liderança dos jovens do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio do Sesi Diadema, incentivando-os a mobilizar colegas e estudantes de todas as séries. Por meio de campanhas e iniciativas, eles transformam os espaços escolares em ambientes vivos de reflexão e ação.
Entre as ações desenvolvidas, a unidade conta com diferentes frentes: captação de água da chuva para irrigação da horta, paredão sustentável, placa de energia solar, composteira, minhocário, reciclagem, orquidário e, futuramente, um jardim sensorial. Cada atividade aproxima os estudantes dos ciclos naturais e permite que eles compreendam como pequenas decisões geram impacto real.
“Quando envolvemos os alunos em ações de cuidado com o meio ambiente, fortalecemos seu protagonismo. Muitas dessas práticas ultrapassam os muros da escola: eles levam para casa, compartilham com a família e mostram que pequenas escolhas fazem diferença”, completa o professor.

Horta + caixa d'água para captação de água da chuva e paredão sustentável de mudas
Essa visão também é compartilhada por quem vivencia o projeto. Para Anthonio Cesar Santana Pereira, aluno do 3º ano do ensino médio, compreender as relações ecológicas muda a forma de olhar o mundo. “O que eu mais aprendi é que uma mudança pequena altera o todo. O que mais me faz seguir essa causa é pensar no futuro, não só meu, mas também das próximas gerações”, conta.
A colega Julia Mendes, também integrante do grupo, reforça que influenciar é mobilizar de forma próxima e acessível. “Aprendemos desde cedo aqui no Sesi Diadema sobre meio ambiente e reciclagem, mas com o projeto entendemos que pequenas ações, como ter uma hortinha em casa e reciclar, realmente importam”. Julia diz que a conexão emocional com a natureza sempre esteve presente em sua vida. “O que me inspira é saber que posso mudar não apenas o meu futuro, mas também das criaturas que não têm responsabilidade pelo que está acontecendo”.
Influencers da sustentabilidade do Sesi Diadema
“Enquanto as nações discutem melhorias para o planeta, nós podemos fazer a nossa parte e começar dentro de casa, na escola, no bairro, conscientizando mais pessoas e que não tenham tanto conhecimento sobre sustentabilidade”, afirma Julia.
O professor Caio reforça esse ponto ao relacionar os debates mundiais com o cotidiano escolar. “A COP30 mostra que as ações não podem depender só do governo. Se não mudarmos nossas atitudes hoje, como vamos ter um mundo melhor para nós e nossos filhos e netos?”.
Ao lançar o primeiro projeto de Influencers de Sustentabilidade do estado, o Sesi Diadema fortalece um caminho em que o aluno conduz, experimenta e compartilha conhecimento. “É um convite para que a comunidade reconheça que o futuro não é um tema distante. Começa no gesto de quem aprende, cuida e decide agir agora”, conclui o professor.
Orquidário no pátio da escola Sesi Diadema
O Programa Influencers do SESI-SP foi criado em 2024 para ampliar o protagonismo dos estudantes e incentivar práticas de autonomia, liderança e responsabilidade dentro da escola. Ele forma alunos influenciadores em três áreas: Cultura, Tecnologia e Esporte, que atuam como multiplicadores de conhecimento, apoiando ações pedagógicas, culturais e digitais ao longo do ano letivo.
Em 2025, a escola Sesi Diadema inaugurou uma frente inédita no estado: os Influencers da Sustentabilidade, parte essencial do projeto Escola Sustentável.
Os Influencers passam por formação específica, com módulos que envolvem segurança e ética no uso das tecnologias, competências socioemocionais e conteúdos próprios de cada área. Ao longo do processo, aprendem a mobilizar colegas, apoiar projetos, planejar atividades e desenvolver práticas que fortalecem o uso consciente de informação, tecnologia, cultura e movimento.
A proposta incentiva cooperação, comunicação, trabalho em equipe e responsabilidade social. Ao final, os estudantes recebem certificação que reconhece o desenvolvimento dessas competências.