A modalidade foi oficialmente apresentada no dia 07 de abril, em uma atividade especial da Pedagogia do Exemplo
Por: Comunicação Regional
15/04/202515:44- atualizado às 09:21 em 17/04/2025
Equipe de Badminton do SESI-SP (crédito: arquivo pessoal)
Dinâmico, desafiador e inclusivo, o Badminton será o novo esporte oferecido no Programa Sesi Esporte, na unidade de Diadema. A modalidade foi oficialmente apresentada no dia 07 de abril, em uma atividade especial voltada para as turmas do 5º ano da escola Sesi.
A ação contou com a presença do técnico da equipe de Badminton do SESI-SP, Leandro Balbino, além de atletas que representam a instituição no esporte. Durante a dinâmica, os estudantes puderam conhecer os fundamentos da modalidade, vivenciar uma aula prática e interagir diretamente com os atletas.
Para Leandro, a iniciativa marca um importante passo para o desenvolvimento do Badminton em novas localidades. “Ficamos muito felizes em saber que o Sesi Diadema está abraçando o Badminton. É mais uma sementinha sendo plantada. Assim como em outras cidades, ainda é pequena, mas temos certeza de que, com o tempo, dará muitos frutos”, afirmou.
Alunos do 5° ano junto aos atletas (crédito: arquivo pessoal)
A atleta Beatriz Bacaneli também destacou o impacto do encontro: “quando éramos crianças, também tivemos nossos exemplos e inspirações. Hoje somos nós, atletas, que devemos dar o exemplo para os mais jovens, para que eles possam se desenvolver e transformar o futuro do nosso país e do esporte”, disse.
A atividade integra a proposta pedagógica do SESI-SP, que tem na Pedagogia do Exemplo um de seus principais pilares. Através do contato direto com atletas e experiências reais de superação, os alunos, além de desenvolverem habilidades esportivas, são incentivados a cultivar valores como disciplina, protagonismo, cooperação e respeito.
O Badminton chega no Sesi Diadema ainda no primeiro semestre de 2025. Em breve mais informações.
Sobre o Badminton
Embora compartilhe características com o tênis — como o uso de raquetes e uma quadra dividida por uma rede — o Badminton se diferencia por utilizar uma "peteca" no lugar da bola. Considerado o esporte de raquete mais rápido do mundo, os saques podem ultrapassar os 400 km/h.
A prática exige agilidade, coordenação motora e reflexos rápidos, sendo altamente recomendada para o desenvolvimento físico e cognitivo de crianças e adolescentes. Trata-se ainda de um esporte inclusivo, praticado por homens, mulheres e jovens em diversas partes do mundo.