Ergonomia

 

Análise Ergonômica do Trabalho 

 

Avaliação dos postos de trabalho para diagnóstico de inadequações ergonômicas. Técnicos altamente qualificados fazem o levantamento de campo, observações do trabalho, análise de parâmetros ambientais, registros de imagem e entrevistas. Elaboram um documento completo contendo avaliação do risco e as recomendações de modificações, priorizadas segundo o grau de criticidade. A empresa recebe também o plano de ação e a codificação para envio ao e-social. 

 

Consultoria em Ergonomia

A Consultoria tem por objetivo fazer a gestão de ergonomia do contratante, dando andamento às ações técnicas necessárias ao cumprimento do plano de ação da área, definido pela empresa. As ações técnicas podem incluir os serviços descritos a seguir, mediante acordo prévio:

  • Suporte na formação de Comitê de Ergonomia, por meio da capacitação dos integrantes (curso de Ergonomia Básica) e assessoria técnica;
  • Acompanhamento do plano de ação definido na Análise Ergonômica do Trabalho (AET);
  • Identificação de fornecedores, contato e solicitação de orçamento de melhorias recomendadas para postos de trabalho objeto do plano de ação;
  • Participação nas reuniões do Comitê de Ergonomia e outras reuniões com gestores de áreas objeto do plano de ação;
  • Reanálise de postos de trabalho que foram modificados;
  • Orientação postural de funcionários para a execução de suas atividades laborais;
  • Acompanhamento do retorno de funcionários que estiveram afastados por distúrbios osteomusculares, orientando o funcionário e outros envolvidos sobre a realização das atividades laborais;
  • Avaliação de compatibilidade de postos de trabalho oferecidos a trabalhadores PCD ou com restrições médicas;
  • Atendimento de demandas variadas de ergonomia, referente às condições de trabalho tal como definidas pela NR 17;
  • Integração de novos funcionários para treinamento nos aspectos relacionados à ergonomia;
  • Outras ações definidas de comum acordo.

Duração varia em função do tamanho da empresa e do grau de organização prévia.

 

Formação de Comitê de Ergonomia

Este serviço permite à empresa tanto a criação de comitê como a qualificação dos profissionais a ele alocado. Os ergonomistas do SESI São Paulo assessoram os representantes do SESMT ou RH e capacitam os integrantes do comitê com os produtos da Educação Continuada (vide abaixo): NR-17 (quatro horas); Ergonomia Básica (20 horas); Ferramentas de Avaliação de Risco Biomecânico (customizado segundo as necessidades da empresa).

 

Análise preliminar das condições ergonômicas de trabalho em postos home office

A Análise preliminar das condições ergonômicas de trabalho em postos home office, conduzida por ergonomistas, avaliará o cumprimento de itens estabelecidos na Norma Regulamentadora nº 17 (NR-17), e-social e quesitos de ergonomia, desta análise, resulta um parecer técnico das condições ergonômicas do posto de trabalho (home office). Todo acompanhamento da atividade será realizado remotamente devido à pandemia da Covid-19.

 

Mapeamento de riscos ergonômicos

Por meio da visita técnica, o ergonomista acompanha os processos produtivos e postos de trabalho; mapeia os fatores de risco ergonômico existentes, apontando no mínimo: a identificação dos riscos ergonômicos nos postos de trabalho e sua classificação de gravidade; e definição dos postos de trabalho prioritários para realização de AET.

 

Avaliação dos níveis de iluminamento em ambientes internos

Elaboração do relatório de iluminamento em ambientes interno conforme critérios e procedimentos estabelecidos na norma de higiene ocupacional - NHO11, considerando a legislação vigente.

 

Palestras e Workshops

  • Sua coluna vertebral – trabalhe sem prejuízos – 1h

Palestra para trabalhadores que discute a importância da cuidar da coluna vertebral no ambiente de trabalho e em casa.

  • Ergonomia no escritório (para trabalhadores) – 45 min

Palestra com objetivo de apresentar conceitos de ergonomia, Norma Regulamentadora 17, orientar sobre posturas adequadas e ajustes no posto de trabalho.

  • Transporte manual de carga – 1h

Palestra com objetivo de conscientizar e orientar os trabalhadores sobre o transporte manual de carga no ambiente de trabalho e em casa.

  • Diálogos de Ergonomia no Home Office – 20 a 30 min

Orientações práticas sobre ergonomia em Home Office, realizada remotamente, individualmente ou em pequenos grupos (máximo 20 pessoas), levando-se em consideração aspectos pertinentes a cada atividade específica, organização do trabalho, questões biomecânicas e psicossociais.

 

Educação Continuada

 

  • Norma Regulamentadora 17 (NR 17) – 4h

Curso que aborda temas referentes ao histórico, conceito e aplicações da NR 17, Ergonomia – origem, desenvolvimento e tendências e Análise Ergonômica do Trabalho (AET). Público alvo: membros da CIPA, RH e SESMT.

  • Introdução à Ergonomia – 20h

Curso de fundamentos de ergonomia. Aborda a legislação, conceitos de trabalho, organização do trabalho e ergonomia, características do ser humano e sua relação com a atividade de trabalho. Teórico prático discute a formação e função do comitê de ergonomia e a utilização de checklist e ferramentas ergonômicas para identificação de prioridades de ação. 

 

 

QUERO CONTRATAR

TENHO INTERESSE

Leia também