O que está buscando?

Unidades São Bernardo e São Caetano realizam 1ª Fase do SESI Chef

Cozinheiros amadores testaram suas receitas na primeira fase do concurso culinário

 Por: Elaine Casimiro, SESI São Bernardo e São Caetano
26/07/201917:41- atualizado às 19:08 em 26/07/2019

Entre os dias 22 e 25 de julho, 17 cozinheiros amadores inscritos no SESI Chef 2019 para as unidades de São Bernardo e São Caetano testaram suas receitas na primeira fase do concurso culinário, mostrando toda criatividade e talento em 50 minutos. 

"Seguindo o príncipio do programa Alimente-se Bem, o objetivo do concurso é receber receitas inéditas, nutricionalmente equilibradas e com aproveitamento integral dos alimentos", explica a nutricionista do SESI Santo André, Fabiana Martins. 

A nutricionista do SESI São Caetano, Juliana Hernandes Martins relata que os participantes foram mais criativos em relação às edições anteriores. "Alguns já haviam feito inscrição nas outras edições e não haviam sido selecionados ou foram selecionados mas não passaram de etapa e resolveram tentar novamente. Então acredito que eles estudaram um pouco mais sobre o concurso e entenderam o objetivo de saudabilidade e aproveitamento integral dos alimentos, pois todas as receitas inscritas aqui para o SESI São Caetano vieram com essa proposta, diferente de outros anos onde recebi muitas receitas com frituras, alto custo ou utilizando muitos alimentos ultraprocessados como, por exemplo, temperos prontos", conta Juliana. 

A nutricionista do SESI São Bernardo, Aline Ifanger afirma que o concurso despertou interesse dos jovens. "Notamos que houve um crescimento no número de participantes mais jovens. Além disso, muitos relataram que o ato de cozinhar é como uma terapia, uma forma de afastar o estresse", disse Aline. 


Uma das participantes tem apenas 20 anos e mora em Suzano. É a estudante de nutrição, Andressa Gusmão de Lima que apresentou um Bombocado com Geleia de Melancia. Ela utilizou a parte branca, polpa e sementes da fruta. "A iniciativa do SESI é ótima porque precisamos valorizar e usar as partes não convencionais dos alimentos que também oferecem muitos benefícios à saúde", elogia Andressa.  

O resultado da primeira etapa local será divulgado na próxima segunda-feira, 29/07, no site do concurso: https://sesichef.sesisp.org.br/

Os primeiros colocados no Combate Culinário Local de cada uma das 28 unidades receberão 1 fogão como prêmio e seguirão na disputa. O campeão do concurso será premiado com R$ 5.000,00 e, o vice receberá o prêmio de R$ 3.000,00. Os dois melhores ganharão ainda um fogão top de linha cada um. A final estadual acontecerá no dia 19 de outubro, em Campinas.

Leia também