O que está buscando?

Como a musculação pode impactar na qualidade de vida

Os benefícios vão muito além de músculos bem definidos, tonificados ou da manutenção do peso corporal dentro dos padrões considerados ideais pela sociedade.

 Por: Adilson Rodrigues de Souza | Professor de Atividades Esportivas
01/12/202010:55- atualizado às 11:12 em 01/12/2020

Não é novidade para ninguém que a prática de exercícios físicos faz muito bem e é indispensável para a saúde geral do nosso corpo. Porém, é de suma importância termos a consciência de que os benefícios vão muito além de músculos bem definidos, tonificados ou da manutenção do peso corporal dentro dos padrões considerados ideais pela sociedade. Vou mostrar para vocês de que forma a musculação pode contribuir para a sua qualidade de vida como um todo. Estão prontos? Vamos lá! ? 

O que o exercício físico é capaz de fazer?  

Seja durante ou após a prática de atividades físicas sentimos que o ânimo melhora, ficamos mais felizes e dispostos! Essa sensação de bem-estar não é mágica, é culpa da endorfina – uma substância natural produzida pelo nosso cérebro. Exercitar-se é uma ótima maneira de fazer com que o nosso corpo libere esse hormônio. 

Para o melhor entendimentoassim que ocorre algum estímulo em nosso corpo, a endorfina é liberada na corrente sanguínea. Esse hormônio causa um efeito analgésico quase que instantaneamente, aliviando o estresse, as tensões e diminuindo a dor. Também temos outras formas de estimular a liberação dessa substância: Dar e receber carinhos, comer, sorrir, receber uma massagem e ter contato com a natureza, ou seja, só “coisas” boas!!! 

Portanto, a prática de qualquer atividade física, seja ela musculação, dança, luta, corrida ou caminhada, é capaz de promover sensações de bem-estar e felicidade. Veja agora de que forma a musculação, mais especificamente, atua positivamente na qualidade de vida. 

Como funciona a musculação?  

musculação é uma modalidade de treinamento físico realizado contra resistência de pesos externos, chamada também de treino resistido, que tem como objetivo o aumento hipertrofia muscular, ganho de força e potência. É uma atividade de duração instantânea e elevada intensidade, onde é possível trabalhar diversos grupos musculares. Qualquer pessoa pode fazer musculação, a prática quase não tem contraindicações, basta adequar a intensidade, quantidade de peso, tipos de exercícios, dentre outras coisas. 

Quer um exemplo? Para as crianças é uma ótima alternativa para melhorar o processo de aprendizado motor, estimula o crescimento, ajuda a gastar energia e a mantê-los longe de jogos eletrônicos, computadores e tablets. Para as gestantes, pode melhorar a resistência no parto, proporcionar uma melhor recuperação no pós-parto, prevenir o aparecimento de varizes e o aumento de peso. Já para os idosos, fortalece os ossos, as articulações, músculos e apresenta melhoras no equilíbrio, além de prevenir dores. 

Lembrando que a melhor forma de praticar musculação é acompanhado de um profissional de educação física para dar todas as orientações e adequar o treino conforme o seu objetivo e necessidades. 

Quais os benefícios da musculação?  

De acordo com a ciência, trinta minutos por dia já são suficientes para notar resultados e diversos benefícios à saúde. Portanto, além de melhorar o humor, proporcionar felicidade e sensação de bem-estar, existem ainda outros benefícios, como: 
 
• Melhora da memória;
• Otimiza
 o processo daprendizado; 
• Prevenção da obesidade; 
• Melhora dtônus muscular; 
• Prevenção dosteoporose; 
• Diminuição das chances ddiabetes; 
• Fortalecimento do sistema imunológico; 
• Contribuição para o equilíbrio; 
• Melhora da postura; 
• Melhora da qualidade do sono; 
• Aumento da força e resistência cardio muscular; 
• Melhora dautoestima. 

É surpreendente, não é mesmo? Então, o que está esperando para começar agora mesmo? Qualquer dia é o momento ideal para deixar de lado o sedentarismo e melhorar a sua qualidade de vida. Quer uma dica? Venha para a academia do SESI! Possuímos profissionais especializados e diversas modalidades. Só depende de você! 

Leia também