O que está buscando?

Camerata do Sesi Diadema encanta comunidade em apresentação especial preparada para o Dia das Mães

A apresentação na ACER Brasil foi a primeira atividade externa do grupo em 2025, marcando a abertura de uma nova etapa de difusão cultural e integração com a comunidade. 

 Por: Elizângela Melo Vilas Boas
22/05/202508:39- atualizado às 10:20 em 22/05/2025

 
A comunidade de Diadema atendida pela entidade assistencial ACER Brasil – Desenvolvimento Humano e Comunitário recebeu uma apresentação especial da Camerata do Sesi Diadema, no dia 10 de maio. O concerto fez parte das celebrações do Dia das Mães e proporcionou ao público um raro e marcante encontro com a música orquestral. 
 
A Camerata realiza diversas apresentações ao longo do ano, com foco tanto em escolas quanto em teatros e espaços comunitários. A apresentação na ACER Brasil foi a primeira atividade externa do grupo em 2025, marcando a abertura de uma nova etapa de difusão cultural e integração com a comunidade. 
 
Além das apresentações nas escolas, ir até as comunidades é importante não só para divulgar o talento dos nossos músicos, como também de mostrar às pessoas como esse trabalho transforma a vida de cada um deles através da cultura. Além disso, tem o contato com o público e a descoberta de um novo estilo por parte de muitos que assistem”, destacou o coordenador de qualidade de vida do Sesi Diadema, Reginaldo Luiz Gonçalves.  
 
A presidente da ACER Brasil, Rose Carignano, comentou sobre a importância do momento. “Agradecemos ao Sesi pela emocionante apresentação da Camerata Diadema em nossa celebração do Dia das Mães. Foi uma ocasião muito especial para a comunidade, que pode vivenciar, em sua maioria pela primeira vez, a beleza e a riqueza de uma apresentação orquestral. Um momento marcante de acesso à cultura e valorização da arte que ficará na memória de todos”, afirmou. 
 
Formação de excelência 
 
A Camerata do Sesi Diadema é composta por jovens músicos em estágio avançado de formação no Núcleo de Música da instituição. O grupo é resultado de uma trajetória estruturada, que começa com a Iniciação Instrumental — destinada a crianças a partir dos 7 anos — e evolui para a Prática de Conjunto. Os alunos que se destacam nesse processo podem integrar a Camerata, recebendo uma bolsa auxílio que contribui para a manutenção de seus instrumentos e deslocamento para os ensaios. 
 
É um grupo formado por estudantes que já têm certeza de que querem seguir na música. Muitos deles já atuam profissionalmente, têm seus próprios instrumentos e veem na Camerata uma oportunidade de aperfeiçoamento e vivência artística”, explica Beatriz Rodrigues de Oliveira, coordenadora e instrutora do grupo, ao lado do maestro Alexandre Luiz Silva dos Santos, que conduziu a apresentação na ACER e ministra aulas do projeto.  
 
Com uma formação exclusivamente de cordas — violinos, violas, violoncelos e contrabaixo —, a Camerata representa o nível mais avançado do ensino musical oferecido pelo SESI. Mais do que um grupo artístico, ela simboliza o compromisso da instituição com o desenvolvimento cultural e social por meio da música. 

Leia também