O que está buscando?

Atletas do SESI SP são convocados para integrar a Seleção Brasileira de Bobsled e Skeleton

Os jovens velocistas do rendimento participarão de série de treinamentos no exterior na busca por vagas nos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude em 2020

 Por: Sesi Santo André
05/02/201913:38- atualizado às 17:23 em 06/02/2019

O SESI SP está em festa, comemorando as duas convocações dos jovens atletas Lucas Oliveira Rodrigues de Carvalho, 16 anos, e Larissa Brito Candido, 15 anos, que passaram a integrar a Seleção Brasileira de Bobsled e Skeleton, visando os Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude em 2020.

Após as seletivas realizadas em diversos Estados, a Confederação Brasileira de Desportos no Gelo (CBDG) convocou, ao todo, seis atletas incluindo Lucas e Larissa que treinam no SESI Santo André sob o comando de Darci Ferreira da Silva, técnico do rendimento do atletismo.

Os testes da seletiva foram realizados em novembro do ano passado pelo piloto do time Brasil de bobsled, Edson Bindilatti que já foi para quatro Olimpíadas de Inverno. Larissa fará parte da equipe de bobsled e Lucas vai compor as equipes das duas modalidades.

Mas você deve estar se perguntando: qual a relação entre bobsled e atletismo? O técnico Darci explica que a base da modalidade no gelo é o atletismo porque as provas são de explosão, potência e velocidade.

“As atividades da CBDG têm característica única de explosão o que a gente chama de potência. E as provas de velocidade, salto, arremessos e lançamentos dentro da modalidade do atletismo, a predominância delas, além de vários itens técnicos, é a explosão. Então é por isso a alta correlação entre as provas explosivas do atletismo para com o desporto no gelo. Atualmente a equipe adulta do bobsled é oriunda do atletismo”, esclarece o técnico do atletismo do SESI-SP.

Os atletas farão parte do projeto composto por três semanas de treinamento na Suíça e Áustria, onde participarão do evento OMEGA IBSF – Youth Event durante o período de 7 a 25 de fevereiro. O cronograma de treinamento também visa mais duas semanas, em abril, nos Estados Unidos e nos meses de outubro e novembro uma fase qualificatória.

Os Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude serão realizados de 9 a 22 de janeiro de 2020 na Suíça.

O que é Bobsled e Skeleton?

O bobsled é considerado a Fórmula 1 do gelo. A formação é com equipes de duas ou quatro pessoas que fazem corridas em estreitas trilhas de gelo com um trenó (formato de um carrinho).

Já o skeleton é praticado individualmente onde o atleta desliza de bruços em um trenó (formato de uma prancha) sobre o gelo.

O SESI SP mudando vidas por meio o esporte

Lucas e Larissa são alunos do Centro Educacional do SESI Santo André. O jovem é estudante da rede desde os 5 anos e Larissa ingressou na escola do SESI neste ano. Eles iniciaram na modalidade do Programa Atleta do Futuro em 2016 e 2017, respectivamente. Logo foram para fase de Treinamento Esportivo e não demorou muito para se destacarem em competições. No ano passado passaram a integrar a equipe de rendimento do atletismo do SESI SP.

A Larissa mora com os pais e dois irmãos em São Miguel Paulista, na zona leste de São Paulo. A atleta sempre gostou de esporte e os pais encontraram no SESI, por meio do atletismo, a oportunidade de um futuro melhor.

“Eu acho muito importante o esporte na vida de uma criança porque dá um outro olhar para a vida. Eu tenho muito orgulho de vestir a camisa do SESI. Agora vou realizar um sonho que é representar o Brasil”, declarou a jovem velocista que é uma das principais velocistas da equipe de revezamento e destaque nas provas do salto em distância e no 800m com barreira.

O Lucas vive com o pais e dois irmãos no bairro São Lucas na zona leste da capital paulista. A irmã mais nova também é aluna da escola SESI e do PAF na modalidade polo aquático.  O jovem velocista está eufórico com a oportunidade de representar o país no exterior.

“Quero honrar a minha pátria e mostrar que o brasileiro é capaz de tudo, levando o nome do SESI. Estou muito feliz por essa oportunidade. Tenho muito a agradecer aos meus técnicos, Rosana e Darci que me acompanharam deste o PAF e estão comigo todos os dias”, contou Lucas.

Leia também