O que está buscando?

Atividade Física: como começar em 2021 e nunca mais parar!

Beneficie-se de tudo que a atividade física tem de melhor para te oferecer. Mude sua rotina, pense positivo, faça atividade física e cuide da sua saúde.

 Por: Thaisa Matos - Professora de Atividade Esportiva
23/12/202015:14- atualizado às 14:17 em 29/04/2021


A maioria da população se enquadra no grupo de pessoas que são sedentárias, não dão prioridade ou não conseguem dar continuidade em algum exercício físico. A falta de atividade física aumenta a obesidade e os riscos à saúde, pois nosso corpo e o cérebro foram feitos para serem estimulados e toda vez que são trabalhados, há uma melhora em sua função. 

Um novo estilo de vida 

2020 foi um ano de grandes surpresas e desafios, onde tivemos um olhar com maior importância com relação à saúde. Observou-se o quanto a forma com que agimos e nos cuidados tem grande peso na maneira com que vamos viver. 

A atividade física entra como aliada no trabalho do nosso corpo, estimulando e suprindo nossas necessidades por meio de exercícios específicos. Quando esses exercícios são realizados de forma contínua e moderada, ajudam no aumento de massa muscular, na melhora da força, equilíbrio e redução de gordura. A atividade física também acelera o metabolismo e diminui os riscos de desenvolver doenças crônicas, como diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares, atenuando os sintomas. 

Com o exercício físico a nossa mente, inteligência, raciocínio e criatividade são estimulados e nos mantém mais equilibrados emocionalmente. Pensando na relação da nossa mente com a pandemia, a atividade física entra como aliada na melhora do controle do humor e na luta contra depressão. 

Quando pensamos nos desafios da vida ao cumprir cada novo exercício, nos sentimos mais motivados e otimistas, afinal, a cada meta alcançada somos estimulados a superar outras, assim cumprindo tarefas, obrigações e nos tornando mais criativos. 

Como aumentar nosso interesse em relação a atividade física? 

Segundo o livro "O poder do hábito", na realização de nossas atividades, apenas 60% do que fazemos vem de decisões e os outros 40% são hábitos, isso significa que a maior parte de nossas ações funcionam como se estivéssemos em um piloto automático. Nosso cérebro trabalha dessa maneira para economizar energia e fazer com que atividades que são realizadas constantemente ocorram de forma mais simples e com menos esforços. 

Para que nossas atitudes se tornem hábitos é necessário focar na recompensa de nossas ações e procurar atividades que proporcionam maior bem-estar de acordo com o perfil de cada indivíduo. Pensar de forma positiva facilita a criação de novos hábitos.  

Você está pronto para mudar e começar uma atividade física em 2021 e nunca mais parar? 

Beneficie-se de tudo que a atividade física tem de melhor para te oferecer. Mude sua rotina, pense positivo, faça atividade física e cuide da sua saúde. 

Estamos dispostos e capacitados a te ajudar. Conte com o time do SESI-SP!  

Leia também